As pessoas têm se familiarizado cada vez mais do financiamento coletivo. Todos os dias vemos matérias e reportagens falando sobre algum projeto bem sucedido, campanhas inovadoras, enfim, as transformações que esse formato coletivo esta promovendo no mercado de doações, produtos, serviços, investimento, setor imobiliário e bancário.
Porém, uma duvida sempre recorrente das pessoas que pretendem iniciar uma campanha de crowdfunding é o “como e o que fazer” para que um projeto tenha mais probabilidades de ser bem sucedido. Para ajudar inicialmente nesse tópico, criamos a obra “Dinheiro da Multidão: oportunidades x burocracia no crowdfunding nacional” com o intuito de ajudar todos os envolvidos a compreender algumas nuances dos projetos e alguns cuidados a serem tomados.
Agora, aproveitaremos esse post para algumas dicas praticas, um checklist, para que você possa se preparar e atingir os objetivos de seu projeto tão desejado.
[ ] ESTRUTURE UMA PRE-CAMPANHA
A essência do financiamento coletivo esta justamente na capacidade que nossas redes sociais digitais têm de disseminar, angariar, engajar e contribuir para o nosso projeto. E via de regra, nem todas as pessoas que estão “adicionadas” em nosso rol de amigos, efetivamente estão engajadas com nossas iniciativas. Assim, é muito importante você angariar e conscientizar as pessoas previamente, sobre um potencial projeto, iniciativa ou produto. Um hot site, uma pagina nas redes sociais falando sobre um assunto, entregando algum conteúdo útil e gratuito, será um grande estimulo.
[ ] ATENCAO AS LEIS E IMPOSTOS ENVOLVIDOS
Sim, os valores que circulam em projetos de financiamento coletivo estão sujeito a tributação, especialmente se forem para pré-venda de produtos, serviços ou investimento em empresas. Por isso, lembre-se de ter um bom contabilista especializado em empresas digitais para evitar surpresas desagradáveis e um bom advogado focado em direito eletrônico e contratos para ajudar na formatação dos termos da campanha, forma e envio de recompensas e coisas do gênero. Ah, e considere a possibilidade de abrir um CNPJ para sua campanha e uma conta bancaria exclusivamente para movimentar os fundos dela. Assim evita misturar tudo com seu CPF e seu Imposto de Renda.
[ ] MIDIAS SOCIAIS
No Brasil ainda temos poucos sites especializados em “potencializar” seus seguidores (alias, é um baita nicho de mercado que precisava ser explorado), porem, nunca é demais lembrar que é muito importante aumentar organicamente a quantidade de seguidores em seus perfis sociais. Quanto mais identidade eles tiverem com sua campanha, maiores as chances dela dar certo. Aconselha-se um trabalho de incremento em seguidores perto de 60 dias antes da campanha inicial.
[ ] PESQUISE E ESCOLHA A PLATAFORMA CORRETA
Esse ponto, a meu ver é o mais crucial! Dependendo do tipo do seu projeto, estar em um site de nicho pode fazer toda a diferença. Por exemplo, se for na área esportiva, para debito estudantil ou lançamento de livros, muitas vezes não adianta estar nas grandes plataformas que diluem demais a audiência e os cookies quase não vão deixar seu projeto aparecer. Plataformas melhores e mais direcionadas muitas vezes atendem mais os objetivos e dão um suporte diferenciado ao dono do projeto, desde a criação ate o fim da campanha.
[ ] TENHA CLAREZA NOS VALORES PLEITEADOS
Pode parecer básico, mas um grande numero de campanhas, mesmo quando bem sucedidas, acabam falhando na conclusão do projeto em razão das projeções financeiras serem furadas. Para isso, peca ajuda a um contabilista para estruturar corretamente os custos. Tenha em mente que no mínimo você precisa conseguir:
– pagar todas as recompensas e envia-las corretamente;
– recolher todos os impostos devidos;
– despesas de marketing;
– despesas com sua equipe (vídeo, advogado, contador);
– taxa de sucesso das plataformas (entre 10% a 15%);
– margem de segurança de 30% para gastos imprevistos na aplicação do projeto.
Lembrando ainda que apenas 1% das campanhas no Brasil arrecadam mais de 100 mil reais. Portanto, ser conservador e realista quanto ao valor que se ira pedir é bem melhor do que se decepcionar com um projeto de altíssimo valor de investimento, o que pode assustar financiadores e doadores.
[ ] ESCOLHA MUITO BEM AS RECOMPENSAS
O tipo e o custo da recompensa são cruciais para o sucesso da campanha. Afinal, as pessoas querem algo que as faça lembrar do que fizeram. Isso não significa recompensas caras, mas sim recompensas originais. Não esqueça de calcular o frete de envio, afinal, você pode ter doadores de qualquer lugar do país e até do exterior. Além disso, nunca atrase o envio das campanhas… isso gera descredito e acaba com futuras possibilidade de doação.
[ ] ELABORE COM CUIDADO SUA HISTORIA
Tudo começa com sua historia, portanto, cuide muito bem dela. Ela não pode ser tão curta que não gere interesse, nem tão longa que desanime a leitura. No máximo 500 palavras dizem tudo o que é necessário. Diga o porque do projeto, como vai usar os fundos, o que vai entregar de volta e os dados mais importantes que te levaram a se envolver nisso. Seja objetivo, claro, e sincero. Historias que parecem contos de fadas dão a sensação de algo pode não ser tão real assim. Esse será seu portfolio para que as pessoas confiem em você e no seu potencial em tornar o projeto realidade.
[ ] FACA UM VIDEO
Uma imagem vale mais do que mil palavras! Leve esse ditado ao pé da letra e seu videio será perfeito! Não faca nada maior do que 4 minutos… as pessoas não têm muito tempo e querem entender rapidamente do que se trata. Um vídeo deve ser simples, porem não deve ser amador! Não precisa ter uma equipe de filmagem profissional, mas ter pelo menos um bom som e uma iluminação adequada, faz toda a diferença. E mostra respeito pelo tempo do seu publico. Pessoas autenticas e envolvidas do projeto são muito bem vindas na versão final. 75% dos projetos bem sucedidos tinham vídeos na campanha!
[ ] GARANTA OS 30% INICIAIS
Analises de diversas campanhas comprovam que 30% dos fundos arrecadados vem da sua família, parentes e amigos, portanto, garanta que esse apoio ocorra, especialmente nos dias iniciais do projeto! Afinal, essa alavancagem além de lhe motivar ainda mais, vai tornar seu projeto viral e rastreável pelos motores de promoção da plataforma, e mostrar que você tem potencial arrecadatório. E essa é uma fase corpo-a-corpo! Consiga que cada membro próximo redistribua para suas redes sociais sua campanha, aumentando as chances de sucesso.
[ ] PREPARE MIDIA E PRESS RELEASES
Crowdfunding trata-se de divulgação, ou seja, quem não é visto não é lembrado! Portanto, dedique algum tempo em escrever um Press Release para divulgar a jornalistas e formadores de opinião, especialmente em seu mercado alvo. Se não souber como fazer peca ajuda aos universitários de Publicidade e Propaganda. Além de conseguir vários voluntários, você já poderá testar off-line o conteúdo que pretende divulgar na campanha. Não esqueça de manter contato constante com a mídia antes, durante e depois da campanha, principalmente se ela for bem sucedida apos seguir todos esses passos! Sem duvida sua historia será inspiradora para outras pessoas!